Inventum 2017 movimenta o setor de tecnologia no sudoeste

Por Francione Pruch segunda-feira, 16 out 2017 17:36 PM

A feira está em sua terceira edição / foto: Francione Pruch
A feira está em sua terceira edição / foto: Francione Pruch

Vídeo Games, aplicativos, as novidades e antiguidades da tecnologia. Isso é um resumo do que o público pode encontrar na Inventum 2017. A terceira edição da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco começou na sexta-feira (13), sediando um dos maiores eventos tecnológicos do país, a Campus Weekend.

Promovida pela primeira vez fora das grandes capitais, a Campus Weekend Pato Branco aconteceu nos dias 14 e 15, tendo como principal palestra do ator e cineasta norte-americano Paul Zaloom, o Beakman.

Segundo o diretor-geral da Campus Party Brasil, Tonico Novaes, “o principal assunto debatido foi como a sociedade vai coexistir com os robôs, como vai encarar as novas profissões e tecnologias que estão surgindo. É isso que a Campus Party se propõe, a debater o futuro”.

Questionado se o Brasil está preparado para debater tecnologia, ou tem estrutura, Novaes comenta, “estamos passando pela quarta revolução, que é da internet, revolução no modo de produção. Se está preparado ou não, vai acontecer, a internet está atropelando tudo. Um exemplo disso são os aplicativos de mobilidade, ninguém parou para pensar se a legislação permitia eles a funcionar, eles simplesmente começaram a funcionar e estão ganhando mercado. A internet é isso, vai atropelar e mudar o modo de produção da sociedade”.

A Inventum prossegue até o dia 18 com muitas novidades / Foto: Francione Pruch
A Inventum prossegue até o dia 18 com muitas novidades / Foto: Francione Pruch

Mesmo com o fim da Campus Weekend, a Inventum prossegue até o dia 18 de outubro, no Parque de Exposições de Pato Branco, com vasta programação. Para o prefeito Agostinho Zucchi, “fizemos duas Inventum aqui, esta é a terceira com um valor agregado enorme com Campus. É um diferencial porque dá oportunidade para que outros municípios possam fazer. Quebra esse paradigma de fazer só nas grandes cidades e dá de provar que temos condições de fazer isso com a participação das empresas de tecnologia, universidades, entidades que trabalham com tecnologia e inovação”.

A Inventum é promovida desde 2013 e realizada a cada dois anos. É considerada um dos principais eventos de ciência e tecnologia do Paraná. O destaque da feira e sua projeção foram fundamentais para sediar um evento nacional.

“Único lugar do mundo que não numa capital do estado, que é realizada uma Campus Party. Merecidamente porque tem um parque tecnológico, muitas empresas de tecnologia, trabalho bom com os alunos de quarto e quinto ano que tem tablets, coisas que não tem em muitos municípios do Brasil”. Comenta o presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farrudia.