Terá início hoje a “13ª Semana de Filosofia” no Instituto Sapientia de Filosofia

Por Luiz Carlos terça-feira, 12 set 2017 10:46 AM

1 Terá início nessa terça-feira, 12, às 19h20min, a cerimônia de abertura da 13ª Semana de Filosofia, no Instituto Sapientia de Filosofia (Francisco Beltrão), instituição ligada à Diocese de Palmas-Francisco Beltrão. Às 19h30min, acontecerá a primeira conferência com o tema: “Angústia e Teoria Social em Sigmunt Bauman”, com o professor doutorando Paulo Roberto Schneider (Francisco Beltrão).

Na quarta-feira, 13, às 19h30min, a conferência: “O homem contemporâneo em seus dramas existenciais”. O conferencista será Dr. Érico Oliveira Peres (Francisco Beltrão).

A terceira conferência será na quinta-feira, às 19h30min, com o tema: “Angústia, sofrimento e dor em Kierkegaard e Michel Henri”. O conferencista será o professor Dr. Silvestre Grzibowski (UFSM – Santa Maria-RS. Finalizando a Semana de Filosofia, na sexta-feira, 15, às 19h30min, haverá Mesa redonda com a presença dos três palestrantes da semana.

A proposta desta Semana Acadêmica de Filosofia encontra sua motivação na realidade da pessoa humana movida por tantos desafios e inquietações. A diagnose atual mostra que o século atual é o século do inconformismo, dramas, dúvidas e angústias. Conviver com uma verdade torna-se o foco das inquietações, pois, há muitas “verdades” em luta e por toda a parte. Tradições questionadas. Ideais afrontados. Esperanças destruídas. A razão perde espaço para os impulsos irracionais. Nesse universo sem esperança e sem crença, onde se encontra um homem abandonado em si próprio, cabe procurar a contribuição de intelectuais para superar essa crise. Não basta apontarmos o problema existencial com suas dores, necessita-se refletir porque ele se instaurou.

Certificação 

Para frequência superior a 75% nas Conferências, será fornecido certificado de 32 horas pela UNISEP. Nos demais casos, será apenas fornecido declaração de participação pelo Instituto.