A Semana de Filosofia está refletindo sobre “Angústia e existência humana na contemporaneidade”

Por Luiz Carlos quarta-feira, 13 set 2017 09:53 AM

17 Teve início ontem à noite, 12, no auditório do Instituto Sapientia de Filosofia (Francisco Beltrão), instituição ligada à Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, a 13ª Semana de Filosofia. O tema central é “Angústia e existência humana na contemporaneidade”.

Inicialmente, Pe. Valdecir Bressani, Diretor do Instituto, acolheu a todos ressaltando a importância da semana acadêmica fazendo um caminho a partir de estudo da sociologia, psicologia e psicanálise: Ele disse: “Nos ajude na discussão das abordagens que merecem a contemporaneidade sobre as angústias do ser humano”.

11O encontro teve a presença do Bispo Diocesano, Dom Edgar Xavier Ertl, que ressaltou a importância de tratar desse tema fora da sala de aula e com público diferenciado. O bispo afirmou: “Refletir cansa, mas é necessário. Não podemos viver apenas com palpites, é preciso aprofundarmos a reflexão. Este tema vai ao encontro do momento em que passamos e de nossa contribuição e responsabilidade para que o mundo se torne melhor”.

13A primeira conferência foi com o tema: “Angústia e Teoria Social em Sigmunt Bauman”, com o professor doutorando Paulo Roberto Schneider (Francisco Beltrão). Hoje, dia 13, às 19h30min, a conferência tem como tema “O homem contemporâneo em seus dramas existenciais”, com o conferencista Dr. Érico Oliveira Peres (Francisco Beltrão). A terceira conferência será amanhã, quinta-feira, às 19h30min, com o tema: “Angústia, sofrimento e dor em Kierkegaard e Michel Henri”, cujo conferencista será o professor Dr. Silvestre Grzibowski (UFSM – Santa Maria-RS). Finalizando a Semana de Filosofia, na sexta-feira, 15, às 19h30min, haverá Mesa redonda com a presença dos três palestrantes da semana.