Milhares de fiéis participaram da Romaria em Santa Izabel do Oeste

Por Luiz Carlos sexta-feira, 13 out 2017 08:40 AM

5Com cerca de 15 mil romeiros participaram, no Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida, de Santa Izabel do Oeste, da 36ª Romaria, no dia 12 de outubro, com o tema “300 anos de Bênçãos e Graças’. A solene celebração ocorreu às 10h, presidida pelo Pe. Geraldo Macagnan (Vigário Geral da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão), concelebrada por diversos presbíteros. A celebração também marcou a conclusão do Ano Nacional Mariano, referente aos 300 anos do encontro da Imagem no Rio Paraíba do Sul, em Aparecida do Norte-SP, em 1717.  Antecedendo a celebração, teve um momento de Catequese, ministrado pelo Pe. Emerson Detoni (Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora) que destacou a importância das aparições, a devoção do povo e o papel de Maria na história da salvação.

6Na homilia, Pe. Geraldo destacou a presença de Nossa Senhora através da Imagem de Aparecida: “Porque através de Maria tudo se transforma e se enche de esperança e revigora-se e envolve-se diante da mística do amor de Deus”. Destacou que Maria olha para as famílias, as crianças, os desempregados, para aqueles que não têm mais esperança: “Maria não tira o lugar do Filho, mas nos ensina a caminhar com segurança, com convicção. Ela apenas dos dirá – fazei tudo o que que Ele vos disser”.

Em mensagem através da imprensa, o Bispo Diocesano Dom Edgar Xavier Ertl ressaltou a importância desse dia de festa e oração: “Ela é mãe do Menino Deus e do povo brasileiro, do povo sudoestino. Façamos nós também aquilo que o Filho de Maria nos pedir. Que no coração desse pedido de Maria esteja também nosso pedido e nossa obediência”.

Após a celebração houve a oração do terço, pelos seminaristas propedeutas do seminário de São João; espiritualidade, adoração e bênção do Santíssimo Sacramento, com o Pe. David Fontana. Às 15h, foi celebrada a Missa de envio dos romeiros, presidida pelo Pe. Élio Sofientini Albano.