Rotam do 3º Batalhão comemora 20 anos de criação

Por Edson Zuconelli terça-feira, 08 ago 2017 17:40 PM

Integrantes da Rotam do 3º BPM. Foto: Polícia Militar.
Integrantes da Rotam do 3º BPM. Foto: Polícia Militar.

No último sábado (05), o grupo da ROTAM-Rondas Ostensivas Tático Móvel do 3º Batalhão de Polícia Militar completou 20 anos de criação.

Para comemorar a data foi realizado um jantar de confraternização, que ocorreu na sexta-feira (04), na sede a AVM-AMESP, reunindo cerca de 130 convidados, dentre eles antigos policiais militares integrantes do grupo.

O grupo foi criado em 1997 como Grupo de Operações Especiais (GOE), que contava com um efetivo de dez policiais militares, e no ano de 2001, através de Diretriz do Comando Geral, passou a se chamar Rondas Ostensivas de Natureza Especial (RONE). Em 2003 foi criado junto a RONE o Canil, com policiais treinados e capacitados que passaram a treinar cães para o emprego na atividade policial.

Finalmente em 2004, junto à sede do 3º BPM foi construída a base de operações, e no ano de 2006 o grupo passou a se chamar Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM), atuando na prevenção e repressão ao crime principalmente por meio de ações policiais especiais.

Atualmente a ROTAM atua nos 16 municípios pertencentes à área do 3° BPM, com a sede administrativa e operacional localizada em Pato Branco e as equipes destacadas nos municípios de Coronel Vivida e Palmas.

Para encerrar o evento, os policiais militares receberam uma singela homenagem que foi entregue pelo Tenente-Coronel Robertinho da Luz Dolenga, Comandante do 3º BPM, e pelo 2° Tenente Allan de Souza Mori, Comandante da ROTAM do 3º BPM.

Fotos: Polícia Militar.