Refugiados asiáticos e africanos são encontrados em condições precárias de trabalho em Xanxerê/SC

Por Guilherme Zimermann terça-feira, 12 set 2017 09:57 AM

Fonte: Oeste Mais
Foto:PRF
Foto:PRF

Um coletivo foi abordado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-282, em Xanxerê, Oeste de Santa Catarina, na segunda-feira (11), transportando vendedores ambulantes refugiados de Bangladesh, Índia, Senegal e China, todos com situação de ingresso irregular no Brasil. O ônibus não possuía autorização da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para o fretamento de passageiros.

O veículo, com placas de Cruzília/MG, sofreu uma pane mecânica e estava parado nas margens da rodovia, no km 511. No seu interior, a PRF encontrou 24 passageiros, todos estrangeiros. Mesmo que em situação irregular no país, a suspeita era de precarização das condições de trabalho, já que os passageiros não faziam uma refeição há quase 24 horas.

O Ministério Público do Trabalho e o Ministério do Trabalho e Emprego de Chapecó foram acionados para acompanhar a ocorrência e realizaram as oitivas preliminares para a abertura de um inquérito sobre a situação dos ambulantes, que trabalham no sistema de comissão. Os passageiros do ônibus foram levados para um restaurante antes de seguirem com outro coletivo para São Paulo.