Secretária de Educação de Palmas anuncia inovações para 2018

Por Ivan Cezar Fochzato segunda-feira, 04 dez 2017 10:00 AM

O ano letivo 2018 nas escolas da rede municipal de Palmas, sul do Paraná, iniciará com a implantação de uma série de inovações para alunos e professores. Além de equipamentos, o município adotará um sistema de educação, tal qual ocorre com escolas da rede privada de ensino. As informações foram repassadas ao RBJ/Rádio Club pela Secretária de Educação, prof. Joseana Nicolaou, na manhã desta segunda-feira(04) durante avaliação dos trabalhos desenvolvidos neste ano e as projeções para 2018.

1510660927Salientou que 2017, primeiro ano de gestão, serviu para conhecer toda a estrutura e a partir de agora serão adotadas as medidas necessárias, todas embasadas com a legislação.“As mudanças estão apenas começando e elas serão contínuas”, informou.

Uma das medidas serão a adoção de um sistema de ensino para Palmas, que já está em processo de licitação. Com isso, todas as escolas estarão recebendo materiais didáticos e serão acompanhadas e avaliadas metodologicamente e a partir de vários critérios. “Além disso já adquirimos livros, computadores e Play Table, mesa para o desenvolvimento de práticas ludo pedagógicas; kit escolar, uniformes, mochilas, estojos para todos os estudantes, bem como, para os que participam de atividades esportivas”, informou.

Anunciou que no próximo ano serão investidos recursos na estrutura física dos espaços educacionais, com  reformas, ampliações e construções de novas unidades.Para os profissionais da educação está sendo trabalhado em torno do Plano de Carreira e definições de funções do quadro próprio da rede de ensino municipal. “Nós não estamos aqui para tirar direito adquirido de ninguém, muito pelo contrário”, disse a secretária.

Avaliou que 2017 foi uma experiência particular bem marcante e de adaptações. “ Esse primeiro ano foi de conhecimento e de entender como as coisas funcionam, para ser justa naquilo que está sendo feito. Foi um ano intenso, uma valiosa experiência”, finalizou.

 CALENDÁRIO

As aulas nas escolas da rede municipal vão até 15 de Dezembro. Nos Centros Municipais de Educação Infantil até o próximo dia 20. Em Janeiro, os CMEIs terão o polo de atendimento na unidade próxima ao Ginásio de Esportes. O calendário 2018 iniciará em 01 de fevereiro, com as atividades dos professores e no dia 05 com os alunos retornando às escolas.