Primavera paranaense será chuvosa, prevê Simepar

Por Guilherme Zimermann terça-feira, 10 out 2017 13:19 PM

Com mais de 100 milímetros de chuva em 10 dias, o mês de outubro e a estação da primavera como um todo deverão se caracterizar por períodos extremamente chuvosos, prevê o meteorologista do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), Fernando Mendes.

Em entrevista à Rádio Club de Palmas, Sul do Paraná, ele informa que entre quarta (11) e quinta-feira (12) a chuva deve dar uma trégua, dirigindo-se aos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, porém, a devido à concentração de umidade e calor no Paraguai, o final de semana deverá ter novas áreas de instabilidade no território paranaense.

Alerta que há possibilidade de temporais localizados a partir de sexta-feira (13), uma vez que as temperaturas máximas estarão entre 28° C e 31° C. “O tempo fica abafado e há uma frente fria que se desloca pelo mar, o que nos faz ter um ambiente de instabilidade mais acentuado no Paraná”, analisa.

Explica ainda que os padrões de clima apresentados apontam para uma primavera chuvosa, diferentemente do inverno, que apresentou massas de ar seco, com um forte bloqueio atmosférico, ocasionando um longo período de estiagem.