Pe. Evandro defenderá tese de doutorado em Bioética Teológica na PUC/PR

Por Ivan Cezar Fochzato segunda-feira, 27 nov 2017 15:02 PM

No próximo dia 05 de Dezembro, o Pároco da Catedral do Senhor Bom Jesus e Chanceler da Diocese, Pe. Evandro Melo, defenderá na Pontifícia Universidade Católica(PUC/PR), em Curitiba, sua tese de doutorado: Bioética Teológica e a Construção de um Discurso para uma Sociedade Secular e Plural a partir das contribuições da Teologia Pública. Os estudos de doutoramento iniciaram em março de 2014.

13230996_1602707150040454_1036305274_nNo resumo da tese, Pe. Evandro aborda que na atualidade a reflexão teológica encontra inúmeros desafios para se estabelecer como um conhecimento independente e autônomo, capaz de produzir um discurso público, que ao mesmo tempo em que possa ser considerado razoável em uma sociedade que se estabelece com característica secular e plural, consiga ser aceito pelos demais saberes e ciências.

Salienta que levanta-se a hipótese de que é possível, não só se falar de uma Bioética que se fundamente na Teologia, realizada por teólogos morais, mas que ela também poderá construir um discurso que, ao mesmo tempo em que ele seja publico, possa se tornar razoável para a sociedade a que se dirige, tornando-o aceito para os demais saberes e ciências, desde que leve em conta nessa construção, as contribuições da chamada Teologia Pública, do teólogo americano, David Tracy.

Argumenta que a  Bioética Teológica terá realmente um caráter público e se destina a três públicos distintos: “Igreja“, a “Academia” e a “Sociedade”.

O exame da tese ocorrerá, a partir das 14h00, por uma banca composta pelo Presidente/Orientador: Prof. Dr. Mario Antonio Sanches – PUCPR (Curiliba/PR); a Co-orientadora: Prof“ Maia Carmcn Masé – Comillas (Madrid – Espanha); Convidados Externos, Prof. José Roque Junges – UNISINOS (São Leopoldo(RS) e Cesar Augusto Kuzma – PUC/RIO (Rio de Janeiro/RJ) e pelo Interno: Prof. Dr. Waldir Souza – PUC PR (Curitiba/PR).