Ex-prefeito Hilário Andraschko tem contas aprovadas pela Câmara de Vereadores

Por Ivan Cezar Fochzato terça-feira, 31 out 2017 09:10 AM

A Câmara de Vereadores de Palmas, sul do Paraná, aprovou, em votação única,  as contas do ex-prefeito, Hilário Andraschko(PDT), referentes ao exercício 2015. Foram 12 votos favoráveis e um contrário, do vereador Izaias Mikilita(PTB).

Os membros da Primeira Câmara do Tribunal de Contas  do Paraná(TCE/PR) emitiram, por unanimidade, parecer pela regularidade das contas do referido exercício. Entretanto, aplicaram sanção pelo atraso  de 116 dias no envio de dados ao Sistema de Informações Municipais de Acompanhamento Mensal(SIM-AM), portanto fora do prazo regulamentar.

HilarioEm defesa, Andraschko alegou que o fato decorreu do grau de complexidade na geração e importação dos dados, das modificações e das novas rotinas implementadas no sistema contábil da municipalidade. “As contas foram apresentadas em uma data e no repasse das informações complementares é que ocorreu o atraso”, explicou ao RBJ.

A Coordenadoria de Fiscalização Municipal não acolheu as justificativas, entendendo que as contas devem ser julgadas regulares, entretanto, sem impedir a ação de  ressalva e multa de R$ 2.950,00 já paga pelo ex-prefeito.“Eu tinha minha consciência tranquila e, dos 13 vereadores, apenas um votou contra. Isso vem provar que juridicamente não havia motivo para refutar as contas pela Câmara”, disse.

Ao justificar posicionamento contrário,  Mikilita disse que seu voto não foi motivado por questões partidárias, mas embasado na análise da matéria em pauta, entendendo que o atraso de 116 dias foi demasiado. “ Eu sou o vereador Izaias e não trago comigo rixas políticas passadas”, finalizou.