Empréstimo para pavimentação da PR-912 ainda está em tramitação

Por Guilherme Zimermann quarta-feira, 13 set 2017 10:24 AM

A Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná (Seil) ainda não tem data para a assinatura do financiamento de US$ 300 milhões junto ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), recursos que serão investidos no Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transporte, que deverá contemplar a pavimentação asfáltica da PR-912, entre Palmas e Coronel Domingos Soares, no Sul do Estado.

No mês de abril, foi realizada a audiência pública para a apresentação da obra à população domingossoarense. A obra de pavimentação de 28 quilômetros da rodovia, deverá custar cerca de R$ 73,5 milhões, oriundos do financiamento com o BID. Será realizado o alargamento da via, a construção de uma nova ponte sobre o rio Chopim, uma rotatória no entroncamento entre a PR-912 e a PR-449 e também a construção de via dupla na avenida de acesso a Coronel Domingos Soares.

Em maio, um grupo de técnicos do BID, do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) e da Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná estiveram em Coronel Domingos Soares, para verificação da estrada e coletar informações e os possíveis impactos sociais e ambientais a serem gerados com a obra.

Na oportunidade, o Coordenador Técnico do Grupo de Trabalho do DER, Glauco Lobo, informou que a assinatura do contrato de empréstimo ocorreria no mês de setembro, projetando o inicio das obras para 2018.

Porém, em contato com Secretaria de Infraestrutura na tarde de terça-feira (12), a informação repassada ao RBJ pela assessoria de imprensa é de que o processo está tramitando dentro da normalidade, mas ainda não há data para a chancela do financiamento entre o Governo do Estado e o BID.

+ DER esclarece proprietários rurais sobre obras na PR-912