Coleta de pneus inservíveis acontece nesta sexta-feira em Chopinzinho

Por Edson Zuconelli quinta-feira, 30 nov 2017 19:31 PM

Fonte: Da redação, com informações da assessoria. (Acessar site)

Nesta sexta-feira, 01 de dezembro, o Departamento de Meio Ambiente estará realizando coleta de pneus inservíveis. Todos os interessados podem participar indiferente da quantidade. Você pode levar seu descarte diretamente no Centro de Eventos, das 8h30min às 11h30min e das 13h às 16h30min.

A coleta é a primeira do tipo do ano no Município, fruto de convênio firmado entre a Prefeitura e empresa privada. Quando completar uma carga de pneus (2000 de carros utilitários ou 300 de máquinas agrícolas), a empresa faz o recolhimento do material, sem custo algum para o Município. Após a coleta os pneus serão encaminhados para trituração, podendo assim ser reaproveitados de diversas formas, como: combustível alternativo para indústrias, na fabricação de asfalto ecológico, solados de calçados, tapetes para automóveis, dentre outros. De acordo com a procura desta coleta, o Departamento vai organizar calendário para o próximo ano.

A responsabilidade pelo descarte correto do material é compartilhada, entre o fabricante, o comércio, o consumidor e o Município. A iniciativa se deu devido a procura de algumas pessoas pela destinação correta dos pneus “Muitos dos pneus inservíveis são reaproveitados para fins artísticos, ou mesmo para construção de muros, porém quando muito degradados os pneus não tem mais utilidade para esses fins, se tornando um grave problema quando depositados em terrenos baldios ou quando são queimados”, explica a Diretora do Departamento de Meio Ambiente, Suelen Battistuz. Para a época de verão, a preocupação também é com a proliferação do mosquito da dengue, que encontra em pneus abandonados e com acúmulo de água um bom local para criadouro.

Outra Campanha permanente de coleta realizada pelo Departamento de Meio Ambiente é de Lixo Eletrônico. Os interessados em descarte de lixo doméstico eletrônico podem levar o material até o ponto de coleta fixo, que fica na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente.