Palmas poderá ter programa de desenvolvimento do futebol Seleções do Futuro

Por Ivan Cezar Fochzato terça-feira, 28 nov 2017 15:59 PM

O município de Palmas, sul do Paraná, foi selecionado para a segunda fase do Programa Seleções do Futuro da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, do Governo Federal. O resultado preliminar da Comissão de Avaliação de Projetos foi publicado hoje(28) no Diário Oficial da União.

Encaminhada pelo Governo Municipal, a proposta admitida para fins de avaliação e classificação no Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Futebol, masculino e feminino, além de Palmas contempla Ampere, Cruzeiro do Iguaçu, General Carneiro, Sulina, Verê e São Jorge do Oeste. O Projeto Seleções do Futuro do Ministério do Esporte (ME), visa democratizar e promover condições favoráveis ao desenvolvimento da modalidade futebol.

O programa prevê a instituição nos referidos municípios de um núcleo com capacidade para atender até200 crianças e adolescentes entre 06 e 17 anos. O governo federal repassará recursos financeiros entre R$ 165 mil a R$ 200 mil reais para manutenção das atividades, cujo convênio tem duração de 15 meses.

Com isso, deverão ser implantados núcleos de futebol de núcleos de futebol de base para incentivar, desenvolver e democratizar o acesso à formação na modalidade futebol para crianças e adolescentes.  Deverão ser ofertadas condições favoráveis a prática do futebol, melhorando as capacidades físicas e habilidades. Também estão previstas ações para contribuir para a formação da qualidade de vida, auto-estima, convívio, integração social e saúde.

Os municípios aguardam agora a 3ª Fase, em que ocorrerá a divulgação e homologação das propostas pelo Ministério do Esporte, que deve ocorrer até 20 de Dezembro.