Rematrículas na Rede Municipal de Educação serão de 20 a 24 de novembro

Por Francione Pruch sexta-feira, 03 nov 2017 16:12 PM

Fonte:

Na Rede Municipal de Educação de Pato Branco, as rematrículas ocorrerão de 20 a 24 de novembro. Nesse período, os pais das crianças que já estudam nas escolas ou Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e que, em 2018, permanecerão na mesma instituição, deverão se apresentar no educandário e formalizar a rematrícula. Já o período para novas matrículas na pré-escola I e II e no 1º ano, será de 27 de novembro a 01 de dezembro.

Para o ingresso nas demais séries, o período de novas matrículas e transferências iniciará a partir de 25 de janeiro. Esse prazo para transferências refere-se tanto para alunos que já estudam em estabelecimentos de ensino municipais, mas que desejam mudar de escola ou CMEI, bem como para alunos que vierem de outras redes de ensino ou de outras cidades.

Atualmente, a Rede Municipal de Educação de Pato Branco possui 8.396 alunos matriculados e regulares, total que abrange as 26 escolas e os 23 CMEIs. Destes, 987 estão concluindo o 5º ano e, a partir de 2018, deixarão a Rede Municipal, para ingressar no 6º ano da Rede Estadual ou particular.

A expectativa do Município para 2018, segundo a secretária municipal de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli, é receber cerca de 1.600 novos alunos para as turmas de pré-escola e 1º ano. “Há uma previsão de aumento de nossos alunos, principalmente com a obrigatoriedade de matrícula a partir dos 4 anos. Estamos tomando as medidas necessárias para atender a demanda de matrículas”, explica Heloí.

Em caso de novas matrículas, os pais deverão apresentar a cópia da certidão de nascimento da criança e uma fatura de energia elétrica atualizada, de no máximo três meses, para comprovação da residência. Também é necessário o Histórico Escolar ou Declaração de Escolaridade da instituição de origem ou a Declaração de escolaridade emitida pelo Sistema SERE. No caso de matrículas nos CMEIs, além dessa documentação, também é necessário apresentar a carteira de vacinação da criança.

A instrução normativa com todas as informações sobre o processo de matrícula e rematrícula na Rede Municipal de Educação de Pato Branco pode ser acessada no site da Prefeitura, www.patobranco.pr.gov.br. Mais informações podem ser obtidas junto à Secretaria Municipal de Educação e Cultura, pelo (46) 3220 – 1513 ou (46) 3220 – 1557.

As aulas nas escolas municipais de Pato Branco encerram no dia 08 de dezembro. Já o atendimento nos CMEIs segue até 22 de dezembro. Em 2018, tanto as aulas nas escolas quanto nos CMEIs retornam em fevereiro.

 

Recenseamento da Educação Infantil

Paralelamente, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura está realizando chamada pública para cadastramento on-line de crianças com idade entre 0 e 3 anos, o que trata-se de uma exigência legal, para as famílias que possuem crianças nessa faixa etária.

Ao acessar a página da Prefeitura (www.patobranco.pr.gov.br), é preciso clicar no banner com a indicação “Recenseamento educacional 2017” e preencher o formulário destinado a crianças nascidas a partir de 01 de abril de 2014 e que tenham 03 anos e 11 meses, até 31 de março de 2018.