Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
28 de março de 2024
Rádios

‘Em Cristo sou vosso servo’: Dom Edgar celebra cinco anos de episcopado no Sudoeste do Paraná

Em 23 de julho de 2016, dom Edgar recebeu sua ordenação e posse na Diocese de Palmas-Francisco Beltrão.

Religião

por Guilherme Zimermann

DSC_0115
Foto: Arquivo/RBJ
Publicidade

Celebrando cinco anos de episcopado à frente da Diocese de Palmas-Francisco Beltraão, dom Edgar Xavier Ertl, dedica sua vocação à Deus e a missão de pastorear o Sudoeste do Paraná, à Jesus Cristo.

No dia 23 de julho de 2016, na Concatedral Nossa Senhora da Glória, em Francisco Beltrão, dom Edgar recebeu sua ordenação e posse, e no dia seguinte, assumiu sua cátedra, em Palmas, na Catedral do Senhor Bom Jesus.

Em entrevista à Rádio Club FM, dom Edgar avalia que no período à frente da Diocese, tem buscado colaborar com a missão evangelizadora da Igreja, estando presente também na vida da sociedade do Sudoeste. “Aprendi muito, não só na dinâmica da evangelização, mas também no diálogo com outras entidades, com os gestores públicos, na educação, na política, percebendo os desafios da região”, aponta.

Dos seus cinco primeiros anos de episcopado, dom Edgar destaca as visitas pastorais, seus contatos com os adolescentes, através da Crisma, e as ordenações diaconais e sacerdotais, como momentos marcantes de sua atuação.

Publicidade
Publicidade

Como representante da Igreja no Sudoeste, avalia que os questionamentos enfrentados pela Igreja na atualidade, são reflexos da cultura relativista da sociedade, pontuando que períodos de provação já foram enfrentados pela Igreja em outras épocas.

Ainda sobre sua atuação à frente da Diocese, dom Edgar lembra que a história da Igreja Católica na região é escrita por várias mãos, destacando a instalação da Prelazia de Palmas, em 1933, até a fundação da Diocese em 1958, citando seus antecessores no governo da Igreja do Sudoeste. “Antes de mim foram três bispos, dom Carlos Eduardo, dom Agostinho e dom José Antonio. Por isso, trabalho respeitando e valorizando toda a história da evangelização já aqui constituída”, pontua. Ouça no player abaixo:

 

Publicidade